Saturday, May 28, 2011

“Concurso de Fotografia da Amnistia Internacional: "Imaginar uma Europa sem discriminação" - 4º Lugar para Portugal com foto de Luciana Magalhães


As 12 fotos seleccionadas no âmbito do “Concurso de Fotografia da Amnistia Internacional: Ilustra uma Europa sem discriminação” foram anunciadas e serão exibidas no Parlamento Europeu em Bruxelas entre os dias 23 e 27 de Maio.
Conheça as fotografias vencedoras aqui.

Gostaríamos de dar os parabéns a Luciana Magalhães que conseguiu o quarto lugar para Portugal!














Os autores das fotografias que ficaram nos três primeiros lugares foram convidados a estar em Bruxelas na comemoração dos 50 anos da Amnistia Internacional, onde receberão o prémio pela mão de Thomas Hammarberg, Comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa.
O objectivo do concurso de fotografia era contribuir para a mudança das atitudes sociais que fomentam a discriminação, dando a pessoas por toda a Europa a oportunidade de salientar o valor de uma Europa sem discriminação. Os participantes foram convidados a apresentar fotos que transmitissem uma mensagem que desafiasse equívocos e estereótipos e que motivasse para o envolvimento na luta contra a discriminação.
O concurso era dirigido a pessoas com mais de 14 anos que vivessem na Europa, exceptuando fotógrafos profissionais. Os participantes foram convidados a juntar uma pequena descrição à sua foto.
Mais de 500 pessoas participaram no concurso. Oito secções e estruturas da Amnistia Internacional participaram nesta iniciativa (Croácia, Dinamarca, Eslováquia, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Portugal e Ucrânia).

Um júri internacional, composto por especialistas em direitos humanos e fotógrafos profissionais, reuniu-se em Bruxelas a 10 de Maio para escolher as três fotos vencedoras e as restantes nove que compõe a exposição e que serão usadas em materiais de campanha da Amnistia Internacional.





No comments: